sábado, 29 de março de 2008

A LÓGICA DO MERCADO

 
$ ... as evidências de que a psicologia e as emoções influenciam sa decisões financeiras tornaram-se mais convincentes.
 
$ O cérebro não funciona como um computador. Normalmente processa as informações por meio de atalhos e filtros emocionais para reduzir o tempo de análise.
 
$ Até mesmo as pessoas mais inteligentes são afetadas por vieses psicológicos, mas o fato era tido como irrelevante pela teoria clássica de finanças.
 
$ As pessoas podem ter excesso de confiança. Os psicologos chegaram à conclusão de que o EXCESSO DE CONFIANÇA faz com que elas SUPERESTIMEM SEUS CONHECIMENTOS, SUBESTIMEM O RISCO e exagerem um pouco a sua capacidade de controlar os eventos.
 
$ O interessante é que as pessoas têm mais excesso de confiança quando pensam ter controle do resultado, mesmo que isso não seja a realidade.
 
$ Investidores superconfiantes compram e vendem excessivamente. Essa confiança exagerada aumenta o volume de transações, pois os leva a uma certeza obstinada de suas opiniões. As opiniões dos investidores decorrem de sua crença na precisão das informações que obtêm e de sua capacidade de interpretá-las.
 
$ O excesso de confiança também afeta a propensão dos investidores para assumirem riscos. Os investidores racionais tentam maximizar os retornos e minimizar os riscos, porém aqueles com excesso de confiança subestimam o nível de risco que assumem.
 
$ De onde provém o excesso de confiança? Em parte, da ilusão do conhecimento. Isso se refere à tendência das pessoas de acreditar que a precisão de suas previsões aumenta à medida que adquirem mais informações.
 
$ ILUSÃO DO CONTROLE. É comum as pessoas acreditarem que têm controle sobre o resultado de eventos incontroláveis. Os principais fatores que aumentam essa ilusão são: escolha, sequência de resultados, familiaridade com a tarefa, informações e envolvimento ativo.
 
$ Fazer uma escolha induz ao controle. Por exemplo, quem escolhe seus próprios números de loteria acredita ter amis chance de ganhar do que quem recebe uma combinação de números já pronta.
 
$ Quanto mais familairizado com uma tarefa, mais as pessoas se sentem no controle.
 
$ Quando se tem uma quantidade maior de informações, a ilusão de controle tembém aumenta.
 
$ Adquire-se excesso de confiança com as experiências de sucesso. Se tomamos  a decisão certa, atrbuímos o resultado à capacidade e ao talento.. Se, por outro lado, tomamos a decisão errada, acreditamos que foi por falta de sorte.
 
$ O excesso de confiança leva ao  excesso de transações, que, por sua vez reduz o retorno do portfólio.
 
$  As pessoas EVITAM atitudes que geram ARREPENDIMENTO e BUSCAM as que causam SATISFAÇÃO. Arrependiemnto é a dor que surge quando se percebe que a decisão tomada não deu certo. Satisfação é a alegria de perceber que a decisão foi acertada.
 
$ Hersch Shefrin e meir Statman demonstraram que o medo do arrependimento torna os investidores predispostos a vender cedo demais as ações que estão tendo bom desempenho e a ficar por muito tempo com as ações que não estão. É o que chama de EFEITO DA DISPOSIÇÃO.
 
$ Em geral, as ações com ganhos tiveram um volume positivo anormal, enquanto as ações em baixa tiveram um volume negativo anormal. Esse resultado de volumes maiores nas ações com ganhos e menores nas ações com prejuízo corrobora o efeito da disposição.
 
$ Em que situações os investidores são mais rápidos em zerar uma posição: ao sofrer uma perda ou um ganho? Considerando-se o comportamento implícito pelo efeito disposição: quem compra uma ação que sobe rapidamente está amis propenso a vendê-la logo.
 
$ Na média, os investidores têm 50% mais probabilidade de vender uma ação que dá lucro do que uma ação que dá prejuízo.
 
$ OS INVESTIDORES TENDEM A VENDER AS AÇÕES QUE DÃO ALTOS RETORNOS E A MANTER AS QUE DÃO RETORNOS BAIXOS.
 
$ O PRAZER DE TER LUCROS E A DOR DE TER PREJUÍZOS SÃO PODEROSOS MOTIVADORES DO COMPORTAMENTO HUMANO.
 
$ pesquisas recentes sugerem que os investidores usam o preço máximo das últimas 52 semanas como o seu ponto de referência.
 
$ As pessoas agem(ou deixam de agir) de modo a evitar o arrependimento e buscar a satisfação, o que faz investidores venderem suas ações em posições ganhadoras prematuramente e manterem por tempo demasiado as perdedoras.
 
$ Depois de ter realizado um ganho ou um lucro, as pessoas sentem-se inclinadas a assumir riscos maiores.
 
$ Após uma perda financeira, as pessoas têm menos inclinação para aceitar riscos.
 
$ Os perdedores nem sempre evitam riscos, pois, geralmente se agarram a qualquer oportunidade de compensar seus perjuízos.
 
$ O efeito "dinheiro da banca" prevê uma maior propensãp dos investidores para comprar ações de risco após a realização de uma posição de sucesso.
 
$ Em geral, costuma-se pedir muito mais por um objeto, ao colocá-lo à venda do que se estaria disposto a pagar por ele. A isso se chama EFEITO DOAÇÃO. Um comportamento intimanente relacionado a esse efeito é a tendência de manter o que já se possui em vez de trocar por outro objeto. Isso é conhecido como o viés de manutenção do status quo, ou seja, da situação.
 
$ ...o caso não é que as pessoas superestimem a atratividade daquilo que possuem, mas,sim que a dor associada a se desfazer desse objeto é aquilo que realmente mais as afeta..
 
$ De que maneira o viés da doação ou da manutenção do status quo inicial afeta os investimentos? As pessoas têm a tendência de manter os investimentos que já possuem.
 
$ A memória humana é mais uma recordação de emoções e sentiemntos do que uma recordação de fatos. Isso pode fazer com que os investidores recordem eventos reais com imprecisão, ou memso ignorem informações que lhes causem sentimentos desgradáveis.
 
$ EFEITO DOS CUSTOS PERDIDOS ou JÀ INCORRIDOS, é um aumento do comprometimento definido como a "grande tendência de seguir adiante com um empreendimento, uma vez que tenha sido efetuado algum investimento de dinheiro, tempo ou efeito.
 
$ As teorias econômicas pregam que as pessoas deveriam preferir: ADIAR O PAGAMENTO e ACELERAR o RENDIMENTO, pois assim maximizam o valor presente de seu patrimônio.
 
$ SABE-SE QUE OS INVESTIDORES EVITAM VENDER AÇÕES COM PREJUÍZO, POIS NÃO QUEREM SOFRER A DOR EMOCIONAL DO ARREPENDIMENTO. A venda de uma ação no prejuízo fecha a conta mental e desencadeia o arrependimento.
 
$ Há 50 anos, o economista harry markowitz, vencedor do prêmio Nobel, ensinou que devemos coonsiderar todos os nossos investimentos com um único portfólio.
 
$ Hersh Sefrin e Meir statman demosntraram que os vieses psicologicos dos investidores fazem-nos pensar em suas carteiras como se fossem uma pirâmide de ativos. cada uma de suas camadas representa ativos destinados a atingir um objetivo específico.
 
$ As pessoas também cometem erros de representatividade nos mercados financeiros. Por exemplo, os investidores confundem boas empresas com bons investimentos. Boas empresas são as que geram fortes resultados, têm alto crescimento no faturamento e são bem administradas. Bons investimentos são as ações cujo preço sobe mais do que as outras.
 
$ Classificar boas ações como as de empresas com um histório de aumento consistente nos ganhos é ignorar o fato de que poucas delas conseguem manter altos níveis de crescimento. Sua popularidade, sem dúvida, faz o preço subir.
 
$ BOAS EMPRESAS NEM SEMPRE SÃO SINÔNIMO DE BONS INVESTIMENTO. Com frequência, os invetidores se enganam ao acreditar que o desempenho operacional passado de uma empresa é garantia de seu desempenho futuro, ignorando,assim, as informações que não se encaixam nessa noção enganosa. Não há empresa boa que tenha um bom desempenho para sempre, assim como não há empresa ruim que tenha um mau desempenho sempre.
 
$ Os investidores consideram que os resultados operacionais passados de uma empresa e o desempenho anterior das ações são representativaos das expectativas futuras. Infelizmente, as empresas tendem a reverter à média a longo prazo, ou seja, as empresas em rápido crescimento reduzem suas taxas de cresciemnto à medida que aumenta a concorrência.
 
$ As pessoas preferem aquilo que lhe é familiar. Em geral, os moradosres de uma determinada cidade torcem pelos times locais e os funcionários gostam de possuir ações da empresa em que trabalham. Isso porque já estão familiarizados com os times de futebol e com a empresa que os emprega.
 
$ A inclinação de investir no que lhes é familiar faz as pessoas investirem muito mais em seu próprio país do que sugerem as idéias tradicionais de diversificação.
 
$ O viés da FAMILIARIDADE torna-os confinates demais em relação às ações que conhecem, levando-os a analisá-loas com demasiado otimismo quanto a risco e retorno.
 
 
IRAJÁ HECKMANN