segunda-feira, 2 de novembro de 2009

LENDO, A PAIXÃO

Gente:
Iniciei a alfabetização com a professora Zaida Portela no Grupos Escolar Alváro Leitão, em Soledade, e completei na 1ª série com a professora Luffe Tamis. Anualmente envio um cartão de natal para professora Zaida como gratidão por ter me ensinado algo tão importante. A professora Luffe,perdi o contato, por isto não envio cartão.

Com a professora Semiramis  Serrano, no Ginásio Estadual de Soledade, fui iniciado na Literatura Brasileira: Iracema de José de Alencar, Jubiabá de Jorge Amado e Solo de Clarineta de Érico Veríssimo.

Foi o professor Hildebrando que me fez ler em voz alta "Os Corumbas" de Amado Fontes. Professor Sergius Gonzaga me desafiou para ler "Batismo de Fogo" de Mário Vargas Lhosa.

Quando morei no centro de Porto Alegre (na rua General Câmara) muito frequentei a Biblioteca Pública para ler livro sobre grandes partidas de xadrez. Era assíduo frequentador da Feira do Livro de Porto Alegre. Tenho até um recorte de jornal numa fotografia próximo ao Mário Quintana.

Quando me preparei para o vestibular da UFRGS consegui o meu recorde em leitura: 63 livros lidos num ano!!!


Nos tempos da Faculdade de Medicina li quase que somente livros técnico-cientifico. Na Residencia Médica no Hospital da PUC me refugiava na biblioteca depois dos atendimentos médico. Lembro da bibliotecaria simpática de lá: Dona Leonor.

Depois veio a fase da leitura dos livros de Administração e Marketing
 Segui com livros de finanças e investimentos. Livro que recomendo para melhorar suas finanças pessoais: " O homem mais rico da babilônia" de George Classon. Nos últimos temposa leitura se voltou para comportamento, psicologia e família. Recentemente terminei de ler " Família de Alta Performance de Içami Tiba.


Acordo cedo, vou até a portaria do edifício buscar o jornal. Inicio o dia lendo o jornal. Sou ávido leitor. Já li muito enquanto caminhava na rua, no ônibus.

Para mim é muito mais natural entrar numa livraria do que entrar numa loja de vestuário. Gosto de ler um livro à noite, antes de ir dormir, não na cama, mas na cozinha ou na sala tomando um pequeno cálice de vinho do porto ou licor.

Qual teu livro preferido?

Aquele abraço

Irajá Heckmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário