terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

HOMO DOMESTICUS

Gente:

Minha mãe não quis me ensinar a cozinhar 
por medo de eu me tornar um "florzinha.
Na concepção dela seu eu aprendesse a cozinhar 
estaria virando " bicha, pederasta".
Mesmo ela não me ensinando, 
aprendi a cozinhar por observação:
arroz, arroz de carreteiro, carne assada, 
peixe assado com leite de coco.
Hoje fiz strogonoff e amanhã vou assar um salmão no forno.

Ela não me ensinou a cozinhar, 
mas me cobrava tarefas domésticas como:
varrer a casa, varrer o pátio, encerar o piso, 
lustrar o piso(não tinhamos encerradeira).
Em certa ocasião minha mãe começou 
a fazer tapeçaria e tricô em máquina.
Comecei a observar e ler os manuais.
Fiz uma tapeçaria e algumas peças na máquina de tricô.

Nos tempos de escola primária os alunos formavam equipes
e depois da aula realizavam a limpeza das salas.
No quartel limpavamos os banheiros.

Ultimamente precisei utilizar minhas habilidades 
de sutura cirúrgica  treinada em plantões médicos 
e realizar costura em minhas calças e camisas.

A vida é aprendizagem constante e 
agora estou desenvolvendo meu dotes na roupa. 
Separo as roupas coloridas das roupas brancas 
para colocar na máquina de lavar. 
Estou aprimorando a técnica. Retiro as roupas da máquina
e chacoalho bem para ficarem bem estendidas e colocar no varal.
Quanto mais estendida, mais facilita para passar a roupa.

Tinha medo em passar a roupa e queimar,
mas com ferro à vapor senti segurança e 
agora passo calças e camisas.
Estendo camisetas numa base lisa, 
aliso com as mãos e dobro.
Pronto. Isto são , roupas passadas!!!


Um abraço

Irajá HECKMANN
Porto Alegre -RS - Brasil
17OUT2009 035.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário