quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

MISSA DE DOMINGO

Gente:

Quando eu morei com minha avó materna, 

domingo era um dia sagrado e deveria ir à missa. 
Era na igrejinha há duas quadras da casa dela.
dez horas de domingo começava a missa. 

Era um sacrificio que fazia para não ser torturado
psicologicamente por ela e também minha tia.


Minha avó era uma católica fervorosa 

e minha tia uma carola que bordava o manto
da imagem de Nossa Senhora. 

Aí de mim se não à missa!!!!

Então aos domingos ás dez horas, deveria estar vestido com a "roupa de domingo" sentado, pronto para assistir á missa 

celebrada pelo frei Cirilo Valverde, 
que também foi meu professor de História no ginásio.

Na capelinha
os homens geralmente sentavam na fileira da direita e as mulheres na fileira da esquerda.

Se assistir a misaa era um tormento, quando o frei dizia " vão em paz que o senhor vos acompanhe. Bom domingo à todos" provocava um alívio que tinha que disfarçar

Foram dois anos em que tive que seguir o catecismo á risca, sob pena de ir para o inferno

O tempo passou e a religião ficou cada vez mais distante

Agora os tempos são outros e prefiro outro culto: no Jardim Botânico apreciar a Natureza nos domingos pela manhã


--
Irajá HECKMANN

Nenhum comentário:

Postar um comentário