Gosto de árvores. Aquela imagem de solidez, resistindo ao tempo. Aquela que dá frutos, sombra, flores, madeira, abrigo.
Tenho três árvores que gosto muito: plátano, paineira e figueira. Mas a minha preferida é a figueira, sendo que foi escolhida com a árvore símbolo da minha família.
A figueira(ficus) é uma árvore que quando adulta é a maior árvore das matas do Sul do Brasil: imensa, copa repleta de folhas de cor verde, cujo tronco exige cinco ou mais adultos ou dez crianças – de mãos dadas – para ser abraçada. Uma vez madura, a figueira se manterá viva por vários séculos.
Por que está linda árvore foi escolhida para ser a árvore símbolo da minha família ? Esta árvore representa uma metáfora sobre a preservação de um patrimônio a longo prazo pois:
(1) Pense na coragem que é preciso para se plantar uma árvore que demora mais de cem anos para crescer. Nenhuma pessoa que plantar uma figueira irá vê-la adulta.
(2) São necessário muito amor e paciência para cultivá-la. Pense nas tempestades, na geada, na neve, nas pestes e no fogo que podem consumir a planta enquanto ela é ainda muito nova para resistir a esses perigos. Ela precisa de ajuda para suportar ameaças.
(3) Quando está madura a figueira ainda tem que enfrentar homens querendo sua madeira, governos que desejam derrubá-la para construir estradas, ou novos empreendimentos que ameaçam tomar seu lugar.
Os problemas que uma árvore enfrenta não são diferentes dos que uma família encara durante a vida. Embarcar em um plano de preservação de bens a longo prazo é um ato de extrema coragem e amor para uma família – assim como o cultivo de uma figueira- já que os membros que iniciaram esse processo jamais saberão se o que fizeram foi bem sucedido.
Qual tua árvore preferida?
Aquele abraço
Irajá Heckmann
Nenhum comentário:
Postar um comentário